NUTICIONISTA
DENISE BIATO
ALIMENTE-SE
COM PRAZER

   Quando pensamos em alimentação saudável, geralmente o que vem de imediato à nossa mente são as frutas, os legumes, as verduras, as carnes brancas e os cereais integrais. Entretanto, será que apenas esses alimentos constituem uma “alimentação saudável”?
   Na verdade, não. Muitas pessoas associam o comer saudável à exclusão de alguns alimentos mais calóricos. Apesar disso, já sabemos que a maneira como se come é tão ou mais importante quanto o que se come. Comer todos os alimentos faz parte de uma alimentação normal e saudável.
   Preocupamo-nos muito com a comida perfeita; aquela que achamos que irá nos prevenir de todas as doenças. Buscamos superalimentos que entram e saem de moda, evitamos alimentos “proibidos”, e os que dizem que podem nos engordar. Rotulamos os alimentos entre bons e ruins, e nos esquecemos que comida gera prazer e felicidade.
   A verdade é que todos os alimentos precisam ter espaço na sua dieta. Equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável. Não estou, com isso, incentivando ninguém a comer tudo o que vir pela frente. Estou dizendo que precisamos nos relacionar melhor com a comida, e aprender que cada alimento tem seu momento.
   Comer mais alimentos in natura ou beber mais água precisam ser incluídos no seu dia a dia, por exemplo. Comer um bolo em uma comemoração, ou ir a um restaurante com os amigos também precisa fazer parte da sua alimentação. Todos os alimentos fazem parte de uma alimentação saudável. O que precisamos aprender é quando e quanto devemos comer  de cada um deles.
   Na verdade, o que mais importa é como nos relacionamos com o que comemos. Tentamos mudar o que ingerimos, mas não fazemos quase nenhum esforço para mudar como nos sentimos em relação à comida. Não sabemos lidar com a fome, a saciedade e as nossas vontades.
   A mudança de
comportamento alimentar ajuda a resgatar o prazer de comer de tudo. Fazendo isso, estaremos praticando uma alimentação verdadeiramente saudável.

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